Verdades ou Mentiras?

agosto 03, 2017

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…

Essas frases são atribuídas a uma poesia de Fernando Pessoa. Há diversas citações dessa poesia na internet. O incrível é que Pessoa nunca escreveu essa poesia. Ela é apócrifa. Coisas da internet…

Apesar de Pessoa nunca ter escrito isso, gosto muito dessa frase e sempre penso nela quando surgem dificuldades durante as conquistas dos meus objetivos. Quando a meta é relevante para você, não se pode desanimar com as dificuldades.

Poderia ficar falando sobre dificuldades e objetivos, mas esse texto não é sobre isso. Quero falar sobre as escolhas, e do direito de mudá-las.

Essa poesia não é de Fernando Pessoa. E quanto a sua vida? Ela realmente é sua? Será que você está sendo movido por escolhas verdadeiras?

Algumas pessoas vivem suas vidas se afastando das verdades. Vivem uma vida que se tornou falsa, sem autenticidade. Isso pode acontecer por ter permitido que outra pessoa determinasse os seus caminhos ou o caminho escolhido por ela própria não faz mais sentido.

É o seu direito – ou dever – buscar a vida que você quer e merece. Mudar torna-se o caminho para ser quem você quer ser, o caminho da sua verdade.

Não importa se a escolha do passado foi feita por você ou determinada por outra pessoa ou circunstância. Não importa se a sua profissão, ou qualquer outro aspecto da sua vida, foi escolha sua, dos seus pais ou pelas imposições da vida. Você pode mudar se entender que a mudança trará mais realização e propósito para a sua vida.

Existem verdades que se tornam mentiras ou mentiras que se tornam verdades porque passamos a acreditar em outras coisas.

Algumas vezes não reconheço nem mesmo as escolhas que fiz no passado. Parece que a pessoa que escolheu não era eu, pois não mais me enxergo nela. Outras escolhas permanecem. Por exemplo, a escolha que fiz pela minha esposa há mais de vinte anos continua sendo totalmente relevante hoje, porém a faculdade que fiz deixou de fazer sentido profissional para mim há muito tempo.

Já fui Médico Veterinário, empresário em vários segmentos diferentes e hoje trabalho com o desenvolvimento de pessoas, através do Coaching.

Inconstante? Talvez… Mas entendo que estou sempre buscando as minhas coerências e os meus propósitos. Buscando o que faz sentido para minha vida neste momento.

Nessa busca me sinto mais completo, pois o que sou e faço hoje é um somatório das experiências que acumulei até aqui.

Como está a sua vida? Falsa e sem sentido ou intensa e verdadeira?

De uma forma ou outra gostaria de saber mais sobre você. Deixe aqui o seu comentário.

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *