Olho Bom!!!

junho 29, 2016

olhar bomHoje li essa passagem no Evangelho de Mateus e me fixei diante desse trecho que fala de Luz e de Olho Bom.

Ter um bom olhar significa olhar para as pessoas ou para as situações procurando o que há de bom ali.

Mesmo nas pessoas mais difíceis e nas piores situações podemos olhar para algo de bom.

Esse bom olhar é alimentado pelo otimismo, mas vai mais além. É mais do que aquela história do copo meio cheio ou meio vazio. Essa conquista de um bom olhar fala de, mesmo diante de situações muito ruins, poder olhar para algo de bom.

Tenho uma amiga que luta bravemente contra um câncer. Após uma sessão de quimioterapia eu perguntei como ela estava e ela me respondeu que estava se sentindo muito bem. O que para algumas pessoas poderia ser uma situação desesperadora, diante da seriedade do momento, para ela era uma oportunidade de dar graças a Deus por estar se sentindo bem. Ela tem um bom olhar e muita luz.

No momento em que falam tanto em crise, penso que crise é quando você deixa de acreditar na sua capacidade em superar os problemas. Ter um bom olhar é quando você consegue enxergar oportunidades para se superar mesmo em momentos de dificuldades. E essas pessoas brilham.

Ter um bom olhar fala também da vontade de aprender: “As coisas aconteceram diferentes de tudo o que planejei, mas o que posso aprender para na próxima vez fazer melhor”. Com uma vontade permanente em aprender você sempre desenvolverá a sua luz.

Ter um bom olhar fala também de ter esperança. Poder enxergar que “O não de Deus hoje é o nosso maior benefício amanhã” te remete à fé e à esperança, fundamentais para quem quer desenvolver um bom olhar e a sua própria luz.

Ter um bom olhar fala também de ter humildade. Poder olhar para aquela pessoa que se posicionou como um adversário e perceber que ele é o único que tem coragem de apontar os seus defeitos, lhe dando a oportunidade de se melhorar e ter, com esse bom olhar, mais luz.

Ter um bom olhar fala também de ter indulgência. Poder olhar para alguém que te ofendeu e relevar, pois provavelmente essa pessoa ainda não passou pelas situações que te permitiu ter a maturidade que você tem hoje. Compreender as imperfeições do outro e não carregar mágoas é não ofuscar a sua própria luz.

Para desenvolver um bom olhar, necessário é uma mudança de paradigmas, de resignificar as situações vivenciadas e as atitudes das pessoas. Para aqueles que conseguem, é um momento de paz e muita luz.

A Insight Coach é a minha empresa em Niterói, RJ, onde trabalho com o foco no seu desenvolvimento pessoal e profissional, para que a sua luz possa brilhar mais e sempre.

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *